Paulo Mendes da Rocha será homenageado com duas grandes exposições realizadas este ano pela Casa da Arquitectura, em Matosinhos, norte de Portugal. Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha, uma Retrospectiva tem curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, enquanto que Paulo conta com curadoria de Rui Furtado e Marta Moreira e projeto expositivo de Ricardo Bak Gordon. Ambas inauguram em 26 de maio.
Percorrendo sete décadas de atividade profissional, a mostra de Cohen e Grossman, que ocupará o maior espaço expositivo da instituição, se debruça sobre a obra do arquiteto a partir do imenso arquivo entregue à Casa da Arquitectura em 2020. Por sua vez, a exposição de Furtado e Moreira, montada na Galeria da Casa, oferece ao visitante a oportunidade de ter uma experiência mais íntima com o arquiteto, permitindo-lhe ouvir a sua visão de mundo e as suas reflexões sobre temas que lhe interessaram e que ajudam a explicar sua obra.
Paralelamente a estas duas exposições, a Casa da Arquitectura organiza um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da instituição, da arquiteta Catherine Otondo e da arquiteta e historiadora Vanessa Grossman. Este programa paralelo contará com debates, conferências, e visitas a projetos, celebrando a obra e a pessoa de Paulo Mendes da Rocha.
Esta será uma grande realização da Casa da Arquitectura para celebrar a pessoa e a obra universal de Paulo Mendes da Rocha, os seus princípios éticos, estéticos e técnicos em todo o mundo e que fará com que estas exposições em Matosinhos sejam de visita incontornável para quem gosta de arquitetura e, particularmente, da obra de Paulo Mendes da Rocha. — Nuno Sampaio
O Prêmio Pritzker 2006, que foi primeiro associado honorário da Casa da Arquitectura em setembro de 2018 e o mais recente premiado com a medalha de ouro do Congresso da UIA – União Internacional de Arquitetos, faleceu a 23 de maio de 2021.